Imagem capa - De graça, Pagando para Trabalhar e Lucrando: Quais as diferenças?  por Fotógrafos Empreendedores
PrecificaçãoValorização

De graça, Pagando para Trabalhar e Lucrando: Quais as diferenças?

Quando eu comecei, lá antes de 2004, eu fazia muito trabalho sem receber nada. Na época eu tinha na cabeça que estava fazendo de graça. Tirava do meu bolso qualquer custo, incluindo deslocamento, além de muitas vezes entregar as fotos pelo menos num CD.

Dai um dia eu descobri que isso não era trabalhar de graça, mas sim PAGAR pra trabalhar. Afinal, pagava os custos, e não recebia nada em troca.

Tem uma diferença enorme entre "de graça" e o "pagar pra fazer". Quando eu trabalho de graça, EU não recebo nada, mas também não tiro nada do bolso. Os custos são pagos por quem irá receber o trabalho. Isso funciona quando alguém precisa do teu trabalho e tu quer dar uma mão. Então tu vai lá e faz as fotos pra pessoa, ela paga teu deslocamento, tua alimentação e tua hospedagem, além de cachê de qualquer pessoa que vá te ajudar. Em 2016 eu fiz isso para uma amiga minha. Ia casar em Floripa, então dei o meu trabalho pra ela. Em troca, ela pagou minha passagem, meu hotel, minha alimentação e cachê de um assistente. Fiz as fotos, e não cobrei o MEU trabalho.

Agora, eu pago pra trabalhar quando preciso desembolsar custos. Como é o caso de um outro casamento que fiz, dessa vez em MG, em 2013. Amiga de família, já era convidado do casamento, resolvi dar as fotos. Paguei a minha passagem (a diferença é que ficamos na casa dos pais do noivo, então não houve custo com hotel ou alimentação). Também dei as fotos sem cobrar nada pelo meu trabalho.

Quem acompanha as minhas postagens aqui ou nos grupos que faço parte, conhece uma filosofia minha: nunca usa o cliente pra aprender. Falo isso quando vejo muita gente que ainda não domina bem a técnica, mas ainda assim vai lá e fotografa, usando o trabalho como aprendizado. Isso é perigoso, pois pode te queimar no mercado.

Quando eu quero testar algo, ou vou começar alguma coisa do zero (como por exemplo fotografar produtos, algo que nunca fiz), eu não faço isso em trabalhos pagos. Por exemplo, estou com uma ideia para uma foto de um retrato feminino. Vou chamar uma amiga minha, usar ela de cobaia, dou as fotos pra ela e muitas vezes, como pagamento, ainda dou um ensaio normal (como se estivesse fotografando uma cliente paga). Pra mim isso é permuta, e não fotografar a pessoa e as fotos que tu fez, serem usadas como pagamento.

Tudo isso é necessário para que a gente possa chegar no objetivo principal de ter um negócio: ter lucro.