Imagem capa - Nichos na Fotografia por Fotógrafos Empreendedores
Mercado

Nichos na Fotografia

Esses tempos eu fiz uma postagem perguntando qual o nicho da galera aqui no grupo. Eu já sabia mais ou menos quais seriam as respostas, mas ainda assim fiz pra ver.

A grande maioria respondeu o padrão: casamentos, 15 anos, aniversários, ensaios, etc etc etc.

A gente tem a ideia (errada) de que isso é nicho de mercado. NÃO É. Isso é segmento de mercado. É como um advogado, tem o segmento de direito da família, ou direito penal, direito contratual, direito tributário, e assim por diante. Isso é o tipo de direito.

O mesmo com a fotografia. Casamento é um tipo, um segmento. Ensaios feminino, também.

"Ok, mas o que é nicho, então?"

Primeiro a gente tem que entender como funciona a cabeça do cliente. Todo mundo tem "gavetinhas" no cérebro, que classifica TUDO, inclusive profissionais prestadores de serviços. Quando pensam em fotógrafo, tem uma gaveta para fotógrafos. Pela lógica, ser um fotógrafo já seria um nicho de atuação. O problema é que estariamos dentro da gaveta de TODOS os fotógrafos que aquele cliente conhece, incluindo casamentos, ensaios femininos, publicitários, etc.

Dai entra o conceito de nicho. Ex: Pedrinho fotografa casamentos. Logo, ele está na gaveta que inclui todos os outros fotógrafos de casamentos. Pedrinho precisa se diferenciar. O que ele vai fazer? Criar um nicho de atuação.

Pedrinho mora no RJ, em Angra dos Reis, um local bem procurado pra pessoal que quer casar no estado. Mas ser um fotógrafo de casamentos em Angra dos Reis ainda não é o suficiente. Uma pesquisa rápida no casamentos ponto com me revelou DEZESSEIS fotógrafos cadastrados. Pra uma localidade como Angra, isso ainda é bastante coisa. O que o Pedrinho teria que fazer? "Nichar"

Ele definiu que trabalharia apenas com público LGBT. Isso restringe bastante a área de atuação dele, mas ao mesmo tempo ajuda a criar a ideia de especialista no assunto. Todo casal LGBT estaria mais propenso a procurar ele do que outros fotógrafos "não-especialistas". Mas, suponhamos que desses 16 fotógrafos, mais 3 atuam com o mesmo público. Ele precisa criar uma outra diferenciação, então ele decide que irá fotografar apenas casamentos em uma determinada praia de Angra.

O nicho do Pedrinho é "fotógrafo de casamentos ao ar livre na praia do Machado para casais LGBT". É específico, e te ajuda a diferenciar de outros profissionais do mesmo seguimento.

Um exercício que eu gosto de fazer é pegar empresas de diversos segmentos e entender qual é o nicho de mercado deles. Sugiro fazer o mesmo.