Imagem capa - Margem de Lucro por Fotógrafos Empreendedores
Precificação

Margem de Lucro

Em qualquer serviço ou produto que eu vendo, eu preciso ter um lucro sobre aquele valor. Eu já falei um pouco sobre lucro aqui em algumas postagens, e outra hora faço uma postagem reforçando o conceito. Por agora, vou apenas me ater à margem de lucro em si, não ao seu conceito

Suponhamos que eu venda um ensaio fotográfico. Calculando custos, cheguei lá a R$ 300,00 de custos fixos e variáveis. Se cobrar abaixo disso, terei prejuízo. Qualquer coisa acima disso é lucro.

Mas quanto colocar de lucro? Tudo depende de alguns fatores. Na minha live sobre precificação, eu apresentei 5:

1. Qualidade do resultado final oferecido para o cliente;
2. Prática de Mercado (quanto o mercado está cobrando pelo mesmo tipo de serviço)
3. Reconhecimento de Marca / Branding
4. Perfil do Cliente atendido
5. Tempo que já atuo no mercado

Esses 5 fatores impactam no preço final. Pra chegar nele, eu trabalho a margem de lucro.

Vamos dizer que dentro desse serviço que custa 300,00, o meu mercado trabalha dentro de um valor final de 1.000,00, com a mesma qualidade que eu ofereço, para o mesmo perfil de cliente. Eu posso cobrar a mesma coisa, e a minha margem de lucro pode ser de 700,00. Agora eu tenho 1.000,00. Eu adicionei 233%, mas obtive uma margem de lucro dentro do preço do produto de 70%. Se o meu tempo de mercado é menor, e a minha marca não é tão reconhecida, eu vou trabalhar com uma margem de lucro menor. Vamos supor 50%. Eu adiciono 150,00, fechando 450,00 de valor final de venda. Isso quer dizer uma margem de lucro de 33%

A maioria dos consultores de administração vão dizer que o ideal é uma margem de lucro de aproximadamente 30%. Pra chegar no valor em que o lucro representa 30% do preço, este teria que ser R$ 432,00, com margem de lucro de 132 reais.

Alguns produtos, com álbuns, eu coloco 100% do custo. Então, se o álbum me custou 500,00, eu vou vender para o cliente final por 1.000,00. Este valor cobre minha diagramação, minha entrega e minha margem de lucro final, que gira em torno de 250,00.